Radio Arcoense/Lusa: Médico luso-descendente recebe Ordem do Mérito de Portugal



As relações entre Portugal e a Venezuela são uma “responsabilidade de todos”, defendeu hoje em Caracas o médico cardiologista luso venezuelano Juan Marques, após ser agraciado com a Ordem de Mérito, de Portugal.

“A relação entre Portugal e a Venezuela é uma relação que a gente tem que construir todos os dias, não é que se construa num só dia, numa só atitude, num só evento. Tem que ser uma relação que temos que estar a construir e depois a manter num trabalho de dia a dia”, disse.

Juan Marques falava à Agência Lusa à margem de uma cerimónia presidida pelo embaixador luso em Caracas, João Caetano da Silva, durante a qual recebeu a Comenda da Ordem do Mérito, uma Ordem Honorífica concedida pelo presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.

“Todos temos uma responsabilidade de trabalhar pelo nosso país e trabalhar também por essa relação entre Portugal e a Venezuela”, disse.

Para Juan Marques “ter um reconhecimento pelos anos de trabalho”, que tem “estado a aumentar essa relação, sobretudo na área médica (...) é só uma fonte de orgulho”.

“É o momento para cada um de nós voltar a pensar, e quanto a mim, para ter a humildade para continuar a trabalhar cada vez mais por esta relação”.

O médico luso-descendente elogiou ainda o trabalho feito em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e na Venezuela, pelo Instituto de Medicina Tropical, na prevenção das doenças cardiovasculares.

“Em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia tem feito um enorme trabalho de consciencialização sobre os problemas cardiovasculares. Na Venezuela também tem acontecido isso, mas com todo o esforço que se tem feito as doenças cardiovasculares continuam a ser a primeira causa de morte nos dois países e no mundo ocidental”, disse.

A título de exemplo sublinhou que “na Venezuela, em cada 20 minutos morre uma pessoa pelas doenças cardiovasculares”.

Com vários prémios nacionais e internacionais, Juan Marques é autor de múltiplas obras científicas divulgadas na Europa, América do Norte e do Sul.

Filho de imigrantes naturais do distrito de LeiriaJusn Marques, é professor do Laboratório de Cardiologia Experimental do Instituto de Medicina Tropical da Universidade da Venezuela desde 1991. Casado e com três filhos, é diretor médico dos laboratórios Pfizer e Novartis. Nasceu em Caracas onde preside à Associação de Médicos Luso-Venezuelanos.

Felipe Gouveia - Correspondente da Lusa na Venezuela

0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com