Radio Arcoense/Lusa: Embaixador destaca “contributo assinalável” dos portugueses para o desenvolvimento do país



O embaixador de Portugal em Caracas, João Caetano da Silva, destacou hoje o “contributo assinalável” dos portugueses para o desenvolvimento da Venezuela, durante uma cerimónia de entrega da Ordem do Mérito de Portugal ao médico luso-venezuelano Juan Marques.

“A emigração portuguesa, aqui na Venezuela, tem 50 a 60 anos. Nós temos portugueses em todos os setores sócio-profissionais da Venezuela, desde a política às artes, à medicina, à ciência, à classe empresarial e esses portugueses dão um contributo assinalável para o desenvolvimento da Venezuela a todos os níveis”, disse.

Durante a cerimónia o diplomata vincou ainda “o orgulho que o Governo português tem na comunidade portuguesa na Venezuela”.

Sobre a condecoração explicou que “é atribuída a um iminente cardiologista, que é também presidente da Associação de Médicos Luso-Venezuelanos, a maior associação de médicos portugueses fora dos países lusófonos”.

Precisou ainda que a distinção do Governo português “tem grande importância para a comunidade porque chama a atenção para a presença da comunidade portuguesa em todos os setores sociais e profissionais da Venezuela”, incluindo os setores científicos e da medicina.

“Temos aqui uma importante associação de médicos com cerca de 250 membros, temos excelentes médicos portugueses praticamente em todos os setores da medicina e esta condecoração chama a atenção para o trabalho destes médicos, para o trabalhado da associação e evidentemente para o trabalho do doutor Juan Marques”, frisou.

O Governo português condecorou, hoje, o médico cardiologista luso-venezuelano Juan Marques, autor de múltiplas obras científicas divulgadas na Europa, América do Norte e do Sul.

Com vários prémios nacionais Juan Marques é filho de emigrantes naturais de Ansião, distrito de Leiria, é professor do Laboratório de Cardiologia Experimental do Instituto de Medicina Tropical da Universidade da Venezuela desde 1991. Casado e com três filhos, é diretor médico dos laboratórios Pfizer e Novartis. Nasceu em Caracas onde preside à Associação de Médicos Luso-Venezuelanos.

Felipe Gouveia - Correspondente da Lusa na Venezuela

0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com