Radio Arcoense/Lusa-Venezuela: Movistar suspende serviço de roaming internacional por falta de divisas



Caracas, 27 ago (Lusa) – A empresa de telefonia móvel Movistar, do grupo Telefónica, suspendeu hoje o serviço de roaming internacional aos seus clientes venezuelanos, por dificuldades relacionadas com o acesso a divisas para responder a compromissos com outras operadoras noutros países.


“Perante as dificuldades que apresenta a Telefónica Venezuela, para poder cumprir os seus compromissos com operadoras internacionais, por não dispor das divisas requeridas, vêmo-nos na necessidade de suspender temporariamente o serviço de Roaming Internacional com algumas operadoras em vários destinos”, explica um comunicado da Movistar.

A medida, que de momento não afeta os cidadãos que viajem para Portugal, impede que os utentes da Movistar possam efetuar chamadas ou transferências de dados em países como a Argentina, Bélgica, Bolívia, Colômbia, Croácia, Egito, Hong Kong, Líbano, República Dominicana, Rússia, Síria, Uruguai e Vietname.

Segundo Augusto Moronta, vice-presidente do setor Comercial da empresa, esta tem mais de seis meses de dívida aos fornecedores estrangeiros, por atrasos na autorização de acesso a dólares da Comissão de Administração de Divisas (Cadivi).

Por outro lado, precisou que o Governo venezuelano proibiu recentemente o mercado negro para comercialização de divisas e estabeleceu um novo procedimento, que requer nomeadamente o envio do contrato, sua tradução e anotação, mas 15 operadoras internacionais não aceitaram as novas exigências.

Aquele responsável lançou um apelo ao Governo venezuelano para que atenda à situação das “dívidas que continuam a acumular-se”, sublinhando que “as empresas com as quais trabalhamos esperam o pagamento”.

Na Venezuela vigora, desde 2003, um sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país. O Governo, através da Cadivi, pode autorizar algumas empresas a ter acesso a divisas, mas os empresários queixam-se frequentemente de atrasos e de “obstáculos” para as importações.

O controlo cambial obriga também os utentes a recorrer à Cadivi que nalgumas circunstâncias poderá autorizar uma quantia até 300 dólares mensais para remessas a familiares, 400 dólares anuais para compras pela Internet e entre 2.500 e 3.000 para gastos anuais com viagens ao estrangeiro, aplicável unicamente através do cartão de crédito.

Os viajantes são obrigados a conservar as faturas e demais comprovativos durante 12 meses.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***



0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com