Radio Arcoense: Arcos de Valdevez - Romaria de Nossa Senhora da Peneda


A romaria de Nossa Senhora da Peneda, uma das mais importantes do calendário religioso do nosso concelho, atrai, desde sempre, inúmeros devotos e romeiros vindos dos mais diversos pontos do país e da vizinha Espanha, movidos pela fé na Senhora da Peneda e pela beleza do local e do majestoso Santuário Mariano. O programa consta do seguinte:

Dia 31 de Agosto (terça-feira) – 12 h., início da Novena, com Eucaristia e Pregação; 17 h., Novena, com procissão, terço e oração de vésperas; 21 h., Oração de completas.

Dia 1 de Setembro (quarta-feira) – 9 h., Novena, com Eucaristia e Pregação; 11 h., Eucaristia; 17 h., Novena, com procissão, terço e oração das vésperas; 21 h., Oração de completas.

Dia 2 (quinta-feira) – 9 h., Novena, com Oração de Laudes; 11 h., Eucaristia; 17 h., Novena, procissão com terço, Eucaristia e início do Sagrado Lausperene; 21 h., Oração de completas.

Dia 3 (sexta-feira) – 9 h., Eucaristia na capela de Nossa Senhora das Dores; 11 h., Encerramento do Sagrado Lausperene, com Eucaristia e Pregação; 17 h., Novena, procissão com terço e oração de vésperas.

Dia 4 (sábado) - 9 h., Novena, com Eucaristia e Pregação; 11 h., Eucaristia; 17 h., Novena, Procissão com terço e oração de vésperas.

Dia 5 (domingo) – Meia Novena – 9 h., Novena, com Eucaristia, com ofício pelos irmãos e benfeitores falecidos; 11 h., Eucaristia (em espanhol); 17 h., Novena, procissão com terço e oração de vésperas.

Dia 6 (segunda-feira) - 9 h., Novena, com Eucaristia e pregação; 12 h., Eucaristia; 17 h., Novena, Procissão Eucarística com sermão e benção desde o varandim.

Dia 7 (terça-feira) – 9 h., Novena, Eucaristia e pregação; 21 h., Novena, com Procissão de Velas e Pregação.

Dia 8 (quarta-feira) – 11 h., Novena, com Eucaristia da Festa, Pregação e Procissão do Adeus.

Santuário de Nossa Senhora da Peneda
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, na freguesia de Gavieira, a caminho da vila de Melgaço, tem como data provável de inicio da sua construção, finais do século XVIII, a julgar pela data inscrita na coluna existente ao cimo da escadaria de acesso.
Acredita-se que neste local tenha existido uma pequena ermida construída para lembrar a aparição da Senhora da Peneda, cujo culto foi crescendo e motivou a construção do santuário.
Este lugar de culto é constituído pelo designado, escadório das virtudes, com estatuária que representa a Fé, Esperança, Caridade e Glória, datada de 1854, a igreja principal, terminada em 1875, o grande terreiro, o terreiro dos evangelistas e a escadaria com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.
A Festa da Senhora da Peneda é anual, tem a duração de uma semana, entre dia 31 de Agosto e oito de Setembro.

Lenda da Peneda
A Senhora da Peneda terá aparecido a cinco de Agosto de 1220, a uma criança que guardava algumas cabras, a Senhora apareceu-lhe sob a forma de uma pomba branca e disse-lhe para pedir aos habitantes da Gavieira, para edificarem naquele lugar uma ermida. A pastorinha contou aos seus pais, mas estes não deram crédito à história.
No dia seguinte quando guardava as cabras no mesmo local, a Senhora voltou a aparecer, mas sob a forma da imagem que hoje existe, e mandou a criança ir ao lugar de Roussas, pedir para trazerem uma mulher entrevada há dezoito anos, de nome, Domingas Gregório, que ao chegar perto da imagem recuperou a saúde.


Judite Fernandes
Correspondente da Radio Arcoense em Portugal

0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com