Radio Arcoense: Folclore de Portugal - O Portal do Folclore Português


Caros amigos da Radio Arcoense,

Desde o dia 1 de Novembro de 2000 (já lá vão 10 anos!) que o “Folclore de Portugal - O Portal do Folclore Português” (www.folclore-online.com) iniciou a sua actividade, o que constitui um caso de longevidade, inclusive no mundo virtual que é a internet.

Este é um projecto único e inovador, sem paralelo, nomeadamente a nível internacional, atendendo ao seu carácter multifacetado, e porque não se trata de um mero sítio na internet onde são adicionadas ligações para diferentes grupos folclóricos nem tão pouco restringe a estes a sua intervenção.

O Portal do Folclore Português constitui um projecto cultural abrangente em todos os domínios da nossa cultura tradicional e popular, desde os campos da museologia à representação etnográfica, da recolha de imagens à inventariação do nosso património imaterial, incluindo os usos, costumes e tradições, a gastronomia, o cancioneiro, a medicina popular, a religiosidade, os provérbios, as lendas e numerosos outros aspectos de que trata a etnografia portuguesa.

Desde o início que o Portal do Folclore Português começou por ser um elo de ligação entre todos os folcloristas e grupos de folclore espalhados pelo país e pelo mundo, ligando as comunidades portuguesas e contribuindo para o estabelecimento de permutas e de entreajuda, esbatendo eventuais diferenças resultantes de estatutos de ordem associativa e contribuindo, desse modo, para criar condições com vista à sua própria melhoria. Mais ainda, tornou-se um meio de comunicação facilitada com agrupamentos e organizações de outros países através das ligações que para esse efeito disponibiliza. A sua utilidade apenas depende da utilização que os próprios grupos dele fizerem, contribuindo nomeadamente para a sua dinamização.

Ao longo destes dez anos de actividade, o Portal do Folclore Português tem constituído uma ferramenta credível e o único meio de ligação entre todos os folcloristas e grupos de folclore portugueses espalhados por todo o mundo, sem qualquer espécie de distinção, procurando sempre contribuir para a sua melhoria e jamais para a sua exclusão. A própria “Opinião” de quem sabe alguma coisa sobre Folclore ou Etnografia tem neste Portal um espaço aberto, que se traduz frequentemente numa crítica que se pretende positiva, na certeza de que o elogio gratuito em nada contribui para a melhoria da representação do folclore nem tão pouco reflecte a consideração que os grupos nos merecem.

Decorridos dez anos desde o seu aparecimento, consideramos, no essencial, positivo o balanço que fazemos da adesão do folclore português à Internet. Porém, ela revela-se ainda insuficiente, sobretudo se atendermos ao elevado número de agrupamentos que ainda não dispõe sequer de um site ou um blog, à deficiente actualização dos que já existem e, sobretudo, à dificuldade que revelam em superar novas etapas na sua divulgação.

Neste sentido, a Equipa do Portal do Folclore Português decidiu iniciar uma nova etapa na divulgação deste projecto, particularmente junto dos Grupos e Associações Culturais de Portugueses espalhados pelos “quatro cantos” do mundo, pelo que tomamos a liberdade de nos dirigirmos a V/Ex.cia no sentido de colaborar com esta iniciativa, mandando reencaminhar ou reencaminhando esta mensagem para todas as Associações Culturais e Recreativas/Grupos de Folclore, etc., que existam na respectiva área geográfica de intervenção.

Agradecendo, desde já, toda a colaboração de V/Ex.cia, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos,

A Equipa do Portal do Folclore Português

0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com