Radio Arcoense: Grupo de “Pauliteiros de Malhadas”




A Embaixada de Portugal em Caracas vem informar sobre a deslocação à Venezuela, entre os próximos dias 21 de Abril e 1 de Maio, do Grupo de “Pauliteiros de Malhadas” (Miranda do Douro).

Miranda do Douro é uma terra de inúmeras influências de diferentes povos, tais como romanos, celtas, castelhanos, lusitanos, mouros, cristãos, etc. Por isso, deve-se a estes as suas invulgares tradições, a sua cultura única, a sua língua, as suas profundas raízes históricas originadas por estas diversas culturas.

Um símbolo da riqueza cultural de Miranda do Douro e da sua singularidade é a existência dos vários grupos de pauliteiros. Alguns historiadores e etnógrafos atribuem a essa dança uma origem guerreira, enquanto que outros a relacionam com peregrinações e festas religiosas.

O Grupo de Pauliteiros de Malhadas formou-se nos finais do século XIX. O grupo de dançadores é constituído por oito elementos, ou seja, dois grupos de quatro, cada um com dois guias e dois peões. Os elementos dançam e batem os paus entre si, sendo acompanhados pela música do tocador da gaita-de-foles, do bombo, da caixa e, em algumas ocasiões, da flauta pastoril.

Nas suas actuações de norte a sul de Portugal e no estrangeiro transparece a energia destas danças tão invulgares. É com todo o empenho e orgulho que o Grupo de Pauliteiros de Malhadas pretende continuar a mostrar a cultura, tradição, usos e costumes da sua lendária terra.
O Grupo de “Pauliteiros de Malhadas” visita a Venezuela, de 21 de Abril a 1 de Maio, no âmbito de uma iniciativa promovida por esta Embaixada, que tem o prazer de os convidar a assistir às seguintes actuações:
· 22 de Abril, às 17h00 – Plaza La Castellana (Chacao)
· 23 de Abril, às 20h00 – Casa Portuguesa do Estado Aragua (Maracay)
· 24 de Abril, às 20h00 – Centro Português de Caracas
· 25 de Abril, às 17h00 – Centro Cultural y Deportivo Los Salias (Altos Mirandinos)
· 27 de Abril, às 17h00 – Plaza Alfredo Sadel (Las Mercedes)
· 29 de Abril, às 20h00 – Teatro Municipal de Puerto Cabello (Fundación Cultural "Juan Antonio Segresta")
· 30 de Abril, 20h00 - Centro Social Madeirense (Valencia)
· 1 de Maio, 13h00 – Plaza Simón Bolívar de El Hatillo
Poderão, ainda, consultar, em anexo, o programa artístico a ser apresentado.

Contamos com a vossa presença e divulgação junto dos vossos amigos, familiares e contactos!
PROGRAMAÇÃO GRUPO PAULITEIROS DE MALHADAS (MIRANDA DO DOURO)
- Tempo aproximado de duração do espectáculo = 35 a 40 minutos
- Músicas/danças: Mirandum, Ofícios, Carrascal, Verde, Portuguesita, Perdigão, Padre António, Ponte, Erva, Pimenta, Palombicas, Castelo

0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com