Radio Arcoense: Mensagem do Presidente da República a propósito das Eleições para a Assembleia da República






Boa noite,

Amanhã, os Portugueses vão ser chamados a exercer o seu direito de voto para escolherem os Deputados à Assembleia da República. Os resultados desta eleição irão determinar a formação de um novo Governo para Portugal.

Esta eleição, como todos sabem, tem lugar num tempo de grandes dificuldades. A situação do País é motivo de sérias preocupações.

Os tempos de dificuldade, como aqueles que vivemos, impõem a todos um grande sentido de responsabilidade.

Uma responsabilidade que começa, desde logo, pelos cidadãos eleitores, que devem participar neste acto eleitoral, não devem ficar em casa. Cabe-lhes escolher, em consciência, o caminho que querem para Portugal.

Mas também uma responsabilidade que se estende às diversas forças partidárias. Ao longo da campanha eleitoral, os partidos tiveram oportunidade para apresentar os seus programas e para discutir as soluções que propõem para os problemas que o País enfrenta.

Terminada a campanha eleitoral, é chegada a altura de escolher, de cada um de vós dizer, através do voto, o que quer para o futuro de Portugal.

Depois, em função dos resultados eleitorais, será formado um novo Governo, o qual deverá apresentar o seu programa perante a nova Assembleia da República.

Em todo este processo, todos temos de assumir as nossas responsabilidades.

Pela minha parte, mantive escrupulosamente e com o maior rigor o compromisso de total isenção e imparcialidade em face dos diversos partidos.

Ao Presidente da República não compete interferir na vida político-partidária ou condicionar a livre escolha dos eleitores.

Do primeiro ao último dia do meu mandato serei sempre Presidente de todos os Portugueses.

Os partidos, por seu turno, têm a responsabilidade de ouvir e esclarecer os cidadãos, de apresentar as suas propostas e discuti-las, pois são os partidos que têm de apresentar soluções de governo para os desafios com que Portugal se confronta.


Portugueses,

Apelo a todos que não deixem de votar na eleição que irá ter lugar amanhã.

Esta eleição reveste-se de particular importância.

Pela complexidade da situação económica internacional, pela difícil situação em que o País se encontra e porque está em causa a escolha do caminho que iremos trilhar nos próximos anos.

Como Presidente da República, posso garantir-vos: o que está em jogo é demasiado importante para que nos possamos dar ao luxo de ficar em casa, deixando aos outros a responsabilidade de tomarem decisões que são de todos.

O dia de reflexão que os Portugueses viveram hoje, deve contribuir para que cada um reconheça a importância do seu empenhamento cívico na eleição da nova Assembleia da República e para que cada um, em plena consciência, escolha o caminho que considera melhor para o País.

Em nome de Portugal e confiante no seu futuro, renovo o meu apelo a todos os cidadãos para que amanhã exerçam o seu direito de voto.

Boa noite.


Lisboa, 26 de Setembro de 2009

0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com