Radio Arcoense: Lusa/Venezuela - Legislativas, Mulheres lideram listas da CDU nos círculos da emigração



Lisboa, 07 Jul (Lusa) - Uma operária da indústria relojoeira na Suíça e uma bolseira de sociologia na Venezuela encabeçam as listas da CDU às eleições legislativas de 27 de Setembro nos círculos da emigração, onde esta força nunca elegeu deputados.

Maria Melo Galvão, 53 anos, mais conhecida por São Belo, residente em La Chaux de Fonds, Suíça, lidera a lista de candidatos pelo círculo da Europa, composta também pelo dirigente associativo Raul Lopes (França), pela arquitecta Vera Pontes (Bélgica) e pelo presidente da Comissão de Ex-Militares no Luxemburgo, Manuel Gomes da Silva.

Operária no sector da relojoaria, Maria Melo Galvão, candidata-se pela segunda vez à Assembleia da República - em 2005 foi a número dois do professor residente na Alemanha Luciano Caetano da Rosa - , depois de ter integrado também as listas da CDU às eleições para o Parlamento Europeu de 07 de Junho.

Integra a Comissão de Integração de Estrangeiros no Cantão de Neuchâtel e é membro do Conselho das Comunidades Portuguesas, órgão de consulta do Governo para questões de emigração.

É ainda presidente do rancho folclórico "Rosas de Portugal" e membro da direcção da Federação Portuguesa de Folclore na Suíça.

No círculo Fora da Europa, a CDU estreia este ano a socióloga Inês Zuber, 29 anos, bolseira de doutoramento em Caracas, na Venezuela.

Membro da Associação de Bolseiros de Investigação Científica, Inês Zuber é vereadora suplente da Câmara Municipal de Lisboa e membro do Organismo de Direcção da Cidade de Lisboa, do PCP.

O engenheiro civil e presidente do Centro Cultural 25 de Abril de São Paulo (Brasil) Ildefonso Garcia, o professor universitário em Luanda (Angola) Ludgero Escoval e a funcionária pública em Brisbane (Austrália) Deonilde Marques Pereira, completam a lista de candidatos da CDU pelo círculo Fora da Europa.

Nos círculos da Emigração, estão em disputa quatro dos 230 lugares da Assembleia da República e a CDU nunca conseguiu eleger deputados neste círculo.

Actualmente, três dos deputados eleitos nestes círculos são do PSD (dois fora da Europa e um na Europa) e um é do PS (Europa).

A campanha eleitoral para as eleições legislativas decorre entre 12 e 25 de Setembro.

0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com