
O Consulado Geral de Portugal em Caracas informa que por ocasião das comemorações do 10 de Junho, chega amanhã, sábado 30 de Maio à Venezuela, a Tuna Universitária do Porto, composta por 21 elementos, que efectuará uma digressão de 30 de Maio a 14 de Junho, no âmbito de uma iniciativa conjunta do Consulado-Geral em Caracas e Centro Português de Caracas.
A visita da Tuna Universitária do Porto insere-se no objectivo de dinamizar a participação dos jovens luso-descendentes nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, visando ainda o fortalecimento dos laços com os diversos pólos de concentração da comunidade portuguesa em todo o país, e em especial nesta área de jurisdição consular, numa parceria activa com diversos representantes da rede associativa luso-venezuelana.
Neste contexto, a Tuna Universitária do Porto além de actuar em Caracas tem ainda prevista uma deslocação a Los Teques, Guatire, ilha Margarita e a Puerto Ordaz, de acordo com o programa que se anexa e que está ainda a ser ultimado. O primeiro concerto é já no domingo, dia 31, no Centro Social da Ilha Margarita, estando ainda previstas actuações na Academia do Bacalhau, Universidade Central de Venezuela, Consulado-Geral de Portugal em Caracas, Lar Padre Joaquim Ferreira, Luso Rumba, Centro Português de Ciudad Guyana, Centro Virgen Nossa Senhora de Fátima em Guatire, Centro Português de Caracas, Colégio Emile Friedman, feira da CAVENPORT, Centro Marítimo e Centro Social Casa Portuguesa de Maracay.
Paralelamente, a presença da Tuna Universitária do Porto, representante de uma das mais prestigiadas universidades portuguesas, oferece a oportunidade de dar a conhecer ao público venezuelano uma das expressões artísticas universitárias portuguesas mais significativas e que conheceu assinalável crescimento nos últimos anos.
O momento da fundação da TUP - Universitária do Porto situa-se no último quartel do século XIX e a sua fundação precede a da própria Universidade do Porto, instituição que mais tarde integrará, em paralelo com o Orfeão Universitário do Porto, fundado em Março de 1912.
A história da Universitária do Porto percorre todo o século XX e dele é seu reflexo. A Universitária do Porto explora o ideário latino-americano quer ao nível do reportório bem como na introdução de instrumentos típicos dessa expressão. Sempre precursora e paradigmática, é reconhecida como primus inter pares e aplaudida na sua musicalidade e organização.
A Universitária do Porto é, hoje, uma referência musical e cultural, fiel e digna representante de valores seculares, da academia, da universidade e da cidade que a viu nascer nos finais do século XIX. O século XXI apresenta-se como um novo desafio: perpetuar a excelência musical na busca incessante de novos sons, todavia sem perder a identidade secular que a enforma e a caracteriza, destarte homenageando as gerações de músicos que a foram fazendo grande, é o grande objectivo deste grupo.
Para mais informação adicional, consultar o site da Tuna Universitária do Porto e videos:
0 comentarios:
Enviar um comentário