Radio Arcoense: Visita do Director da Lidel Edições Técnicas



O Consulado Geral de Portugal em Caracas informa que, com o objectivo de conhecer o mercado editorial venezuelano e estabelecer contactos com parceiros locais tendo em vista avaliar a possibilidade de lançar um projecto conjunto no domínio da edição de livros em língua portuguesa, se encontra desde 15 do corrente em visita a Caracas o Dr. José Manuel Homem de Melo, director da editora portuguesa LIDEL.

Deslocação surge na sequência da constatação que pese embora o crescente interesse pela aprendizagem do português por parte dos luso-descendentes e venezuelanos, os alunos se têm confrontado com a dificuldade de adquirir localmente os livros e manuais escolares adequados em língua portuguesa.

Durante a estada, que se prolonga até 23 de Abril, o Dr. José Manuel Homem de Mello tem mantido contactos com diversas entidades da comunidade portuguesa associadas ao ensino da língua portuguesa.

Neste contexto e além de encontros com as autoridades portuguesas diplomáticas e consulares, o responsável da LIDEL deslocou-se no passado sábdo, 18 de abril, ao Centro Português de Caracas onde manteve encontros com os Professores David Pinho e João da Costa. Na ocasião, assistiu na companhia da Cônsul-Geral de Portugal em Caracas, às aulas de português que estavam a decorrer e procedeu á oferta de diverso material bibliográfico áquela instituição, designadamente manuais, dicionários e outro material de apoio para o ensino do português.

Tem ainda agendadas visitas similares aos colégios de Los Chaguaramos e Luís de Camões em Caracas e uma deslocação a Los Teques, onde recentemente e por iniciativa da comunidade local tiveram início cursos de língua portuguesa. Paralelamente estão ainda previstos encontros com a Conselheira das Comunidades Portuguesas Maria de Lurdes de Almeida e com o leitor do Instituto Camões, além de uma visita ao Centro de Língua Portuguesa da Universidade Central.

A editora LIDEL, edições Técnica, Lda foi fundada em 1963 com o objectivo de promover e distribuir em Portugal editoras estrangeiras de livros técnicos e científicos. Lançou-se igualmente no mercado da edição a partir de 1988, designadamente com a publicação do método de ensino de Português para estrangeiros “Português Sem Fronteiras”. Desde então especializou-se em livros e manuais escolares, em especial na edição de livros de ensino do português como língua estrangeira ou segunda. A editora LIDEL é ainda responsável pela edição dos livros em língua portuguesa para o ensino básico e secundário em Timor-Leste.


[+] Informações: Consulado-Geral de Portugal em Caracas
Avenida Campo Alegre 2ª - Caracas 1060 - Venezuela
Telf: [+58] (0) 212 264 05 47 - Fax: [+58] (0) 212 266 70 52

0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com