EXCLUSIVIDADE: Rádio Arcoense muda de nome para “Rádio Madeira”


EXCLUSIVIDADE: Rádio Arcoense muda de nome para “Rádio Madeira”

A ex-emissora dos arcoenses na Venezuela terá nova demoninação para Rádio Madeira devido à forte população maioritariamente originários da ilha da Madeira ou descendentes de madeirenses radicados neste país do caraíbe.

Os sócios-gerentes madeirenses maioritários no conselho executivo da empresa gestora da nova “Rádio Madeira” sairam hoje alegres e muito satisfestos com a decisão de alterar nome da muito conhecida ex-Rádio Arcoense. “Confesso que foi um Conselho de Administração bastante dificil e que a decisão tornou-se quase num debate sem fim, mas à votação os sócios-gerentes madeirenses ganharam por maioria. Assim a ‘rádio mais escutada pelos portugueses na Venezuela’ terá nome à imagem da representatividade dos emigrantes luso-venezuelanos que são os madeirenses principalmente”, disse em tom de muita satisfação Pepe-Luis Ferreirinha, sócio-gerente do conselho executivo.

Fontes oficiais citam 600.000 emigrantes portugueses residentes na Venezuela mas a comunidade anuncia ser mais de 1 milhão 200 mil luso-venezuelanos. 80% são originários da ilha da Madeira.

Por seu lado e com voz de amertuma notável ao sair da reunião máxima, Antonino Alves, origánio de Arcos de Valdevez, replicou que foi “com muita tristeza que nós os arcoenses na Venezuela encaramos tal votação do nosso conselho de gerencia ; depois de tantos esforços com o meu amigo sócio-fundador António Coelho ; hoje vimos a ArcoRádio mudar de nome por uma vontade simples dos sócios-madeirenses que têm assento maioritário e poder de decisão na nossa emissora que tanto nos custou criar”.

Tambem outro sócio-fundador, António Coelho, não podia esconder sua grande decepção pelo cambio de denominação da ex-Rádio Arcoense agora Rádio Madeira : “Mudar de nome de uma emissora é votar, aprovar e ‘listo’ (feito) ... o mais difícil é de ver agora com que futuro se irá trabalhar, com quem e qual será a nova orientação da rádio”.

Sem falar de “caça às bruxas”, sabe-se desde já que um novo director-geral para a nova Rádio Madeira será de origem madeirense e será ou recrutado na Venezuela ou chegará do Funchal. “O actual director-geral (Dr. Adé Caldeira) fez um excelente trabalho e o conselho executivo lhe é agradecido pela sua visão futurista de gestão e sua fidelidade hierárquica. No entanto, os sócios-gerentes decidiram nomear um novo director-geral mais da ‘nossa terra’ (Madeira). Anuncia-se ser um ilustre profissional da comunicação social e muito ligado à comunidade luso-venezuelana, particularmente a madeirense”, informou Sido-Juan Rodrigues, dirigente da nova Rádio Madeira.

Para substituir Caldeira, nomes de grandes comunicadores sociais da praça são citados pelos sócios-gerentes madeirenses em “off”. Os 2 nomes mais nominados são ambos profissionais da Agencia Noticiosa Lusa podendo ser o correspondente em Caracas como do Funchal, nos mais indicados

“Com aquela ética que me caracteriza não farei nenhuma declaração nem comentários sobre o que discutam, votam e aprovam os sócios-gerentes para os quais trabalho e devo, por profissionalismo, acatar como executar as decisões que me são ordenadas. Apenas declaro que desde esta tarde já coloquei meu cargo de director-geral à disposição do conselho executivo da nova Rádio Madeira e continuarei a trabalhar em confiança nas minhas missões até à tomada de posse do novo director-geral”, respondeu Adé Caldeira à imprensa presente.

Pepe-Luis Ferreirinha acrescentou que “por agora a linha de programação continuará como até hoje, apenas haverá mudanças de nomes nos intitulados dos programas ; nas segundas-feiras à noite será ‘madeirenses na Venezuela’ e o programa juvenil dos sábados à tarde passará para ‘angelitas madeirenses’ ... a partir de amanhã entraremos em contacto com os nossos patrocinantes para anunciar esta mudança de nome da emissora”.

A ex-Rádio Arcoense é um projecto de emissões radiofónicas que começou a emitir a Venezuela em 10 de Março 2008 tendo alcançado cerca de 80.000 clics nas suas ferramentas internet e anunciando uma rede de 9.800 contactos directos. Do 27 ao 29 de Março 2009, esta emissora festejou o seu 1º aniversário em Valencia, Turumo e Caracas onde contou com um público de 1.500 ouvintes e a presença de 3 deputados portugueses da Assembleia da Républica. Em Janeiro 2009, foi tambem esta emissora a que organizou a 1ª Luso-Rumba, juntando assim 600 jovens luso-venezuelanos numa discoteca de Caracas na sua esmagadora maioria vestidos com cores da portugalidade. Na nova Rádio Madeira trabalham 14 colaboradores.

Para saber mais sobre as declarações do Dr. Alberto João Jardim (Presidente do Governo Regional Autónomo da Madeira) na sua alegria em saber da nova Rádio Madeira que irá emitir em Caracas :

Dia da mentira - Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente “peixe de abril”.

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou “A Mentira”, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. “A Mentira” saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira


Caracas, Venezuela - Quarta-Feira 1º de Abril 2009

 Agenda associativa : www.facebook.com/group.php?gid=26601376702

Telf. : [+58] (0)2124949638     radioarcoense@gmail.com

www.arcoenses.com

1 comentarios:

Ricardo Tavares disse...

Não concordo com a mudança do nome da emissora. É apoiar um regionalismo que estraga a unidade da comunidade portuguesa. Só concordaria se o programa se chamasse Rádio Portugal. Unidade na diversidade.

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com