Radio Arcoense: EXCLUSIVIDADE - Arcoenses compram antigo canal televisivo da ex-RCTV



A empresa gestora da “Rádio Arcoense” saiu hoje muito satisfesta com a decisão do Ministério Venezuelano da Informação e da Comunicação (MinCI) ao lhe ser otorgado a consessão de emitir na antiga frecuencia de canal aberto da ex-RCTV.

Os proprietários deste novo canal de televisão em língua portuguesa terão por principal objectivo divulgar e promover as criações culturais da comunidade portuguesa em geral radicada na Venezuela.

Antonino Alves, um dos co-Presidentes do novo canal TV, não escondeu sua alegria pela notícia: “Realmente, ainda não acreditamos no que decidiu hoje o MinCI. Esta decisão é histórica para os luso-venezuelanos aquí. Começamos com uma rádio e agora vamos ter um canal de televisão portuguesa. É incrivel !”.

Ficamos sorpreendidos com a esta concessão para qual muito batalhamos desde há 15 dias, pois realmente ter uma estação tv já é um passo grande na visibilidade dos portugueses e filhos de portugueses na Venezuela”, referiu mais moderado António Coelho, outro co-Presidente da ArcoTV.

Alves acrescentou: “Soubemos hoje da influencia nesta decisão do Sr. Primeiro Ministro de Portugal, Eng. José Socrátes, que teria-se comunicado directamente com a Presidencia da República Bolivariana da Venezuela para apoiar o nosso futur canal da ArcoTV. Temos agora 3 meses para lançar a grelha de programação que tentaremos que agrade ao maior numéro de tele-espectadores lusos”.

Presente na entrega de concessão do espectro nacional estava Adé Caldeira, homem-sombra de todo este projecto. Foi-nos impossivel obter deleclarações suas sobre o histórico deste processo. Caldeira apenas limitou-se a indicar que “como nas regras diplomáticas internacionais vigentes em matéria de comunicação exterior que refere-se ao que o ‘Estado fala de uma só voz’, na presença da Presidencia da ArcoTV, minhas declarações não fazem sentido !”, referiu.

Coelho completou que Caldeira foi o colaborador do Grupo Arcoenses que mais sustentou tecnicamente este novo projecto televisivo: “Adé Caldeira tem sido ao longo dos meses o conselheiro da Presidencia com maior objectividade no nosso grupo empresarial. Ele teve que sustentar todas estas reuniões de negociação com o MinCI, sabendo toda a sua dificuldade em não dominar o idioma hispânico. Antonino Alves e os investidores que apostaram neste novo canal tv, como eu próprio, somos lhe muito agradecidos”.

Conseguimos apurar a pré-grelha de programação da referida estação televisiva que qualificamos de generalista, social e cultural. No documento muitas emissões serão dedicadas ao potencial visual e de criatividade da emigração portuguesa em terras venezuelanas. Futuramente a linha editorial será alargada a toda a America do Sul.

Uma boa parte dos novos rostros da ArcoTV serão mulheres. As Angelitas, que já actuavam no programa radiofónico do grupo de comunicação Arcoenses, integrarão seu “programa-voz” num “programa-visual”. Silvia Henrico será a nova apresentadora de um programa feminino dedicado á mulher portuguesa “Elas somos nós” e tratará da moda, beleza, novas tendencias, etc. De igual modo, Paula Aguiam apresentará um espaço cozinheiro e familiar de casa com o titúlo “Bolsas Regaladas”. Fátima Pinta dedicar-se-á a uma emissão vocacionada para os animais de companhia, as famosas “mascotas” locais, intitúlado “O Merlo”.

Jean-Carlos Abreusiano dirigirá os serviços de informação, tendo por adjunto nos aspectos desportivos Victor Freiti, especialista de corridas de carros de formula 1 italiana. O novo telejornal terá correspondentes em todo o mundo onde se concentram a maior quantidade de expatriados portugueses como : Judite Fernandinha (Portugal), Erlindo Silveira (Estados-Unidos), José Nascer (Inglaterra) e Vasco Costeira (França), por agora.

O novo canal de tv que foi bautizado “ArcoTV”, vai para o ar com a sua primeira emissão de lançamento “Todos acreditam” na próxima Quarta-Feira 1º de Abril 2009 às 8:00 pm (horal local, -4h30 GMT). A ArcoTV será o prolongamento da ArcoRadio, projecto radiofonico lançado em 10 de Março deste ano na frequencia 1340AM.

A presidencia do Grupo Arcoenses, Antonino Alves e António Coelho admitiram que o grande desafio que corre a partir de agora será se os eventuais futuros telespectadores irão apoiar este novo canal de televisão portuguesa na Venezuela: “O mais fácil foi conseguir obter esta licença de canal aberto televisivo. Dificil foi montar toda este comunicado sobre a falsidade para festejar juntos o ‘Dia dos Santos Inocentes’ que é o dia da mentira dos orgãos de comunicação social aqui na Venezuela. A Radio Arcoense não podia falhar a esta tradição local !”.

28/12: Feliz Dia dos Santos Inocentes


Caracas, Venezuela - Domingo 28 de Dezembro 2008


“Día de los Santos Inocentes” ou Dia dos Santos Inocentes é uma data semelhante ao dia da mentira (Portugal), comemorada na Venezuela, Espanha e em países de língua espanhola no dia 28 de dezembro de cada ano. Nesse dia é costume realizar brincadeiras de toda índole. Festeja-se de diferente forma, dependendo do lugar.
Na Venezuela e em outros países hispânicos, os meios de comunicação costumam fazer brincadeiras ou exageram o conteúdo da notícia. Tradicionalmente os jornais publicam páginas inteiras de notícias cômicas, com a advertência de que é o Dia dos Inocentes. Algumas matérias parecem sérias e enganam o leitor desprevenido.
Em Portugal, EUA, Reino Unido, Alemanha, Japão e Brasil, este dia se festeja em 1 de abril, com o nome de “Dia da Mentira” ou “April's fools”, e não guarda relação com os eventos bíblicos que originaram o dia dos inocentes.
O Dia dos Santos Inocentes tem origem na história bíblica do massacre das crianças ordenado pelo Rei Herodes. Conta a Igreja que foi neste mesmo dia que o Rei Herodes ordenou que todas as crianças com menos de 2 anos fossem mortas. É em memória destas crianças que os cristãos celebram o Dia dos Santos Inocentes a 28 de Dezembro.


Nesta quadra festiva de fim de ano, fazemos votos de felicidades nestes dias tão especiais para V. Exas, no seio dos seus famíliares, amigos e colegas. Desejamos-lhe os maiores sucessos pessoais, profissionais e associativos para 2009.
Deixe os seus votos de Natal e Ano Novo no nosso livros de mensagens, serão lidas em directo nas emissões da Rádio Arcoense : www.radioarcoense.blogspot.com


Os Presidentes da Rádio Arcoense,
António Coelho & Antonino Alves
radioarcoense@gmail.com - www.radioarcoense.blogspot.com


0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com