Venezuela : Frente a frente dos 4 candidatos ao CCP em debate rádiofónico de Caracas


Cabeças de lista ao CCP/Caracas debaterão na próxima Segunda-Feira 14/04 nos programas da Rádio Arcoense e da Rádio Valdevez


No próximo dia 20 de Abril vão realizar-se as eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP). Na Venezuela serão eleitos 5 Conselheiros(as) : quatro no círculo eleitoral de Caracas e um no círculo eleitoral de Valência.

Sabe-se desde já que não houve candidaturas por Valência. Porém por Caracas, encontram-se 4 listas de candidatos em disputa.

Para esclarecer melhor os eleitores da área consular de Caracas, o programa “
Arcoenses en Venezuela” da Rádio Arcoense organizará um debate informativo com todos os cabeças de listas em concorrência nas suas instalações radiofónicas na próxima Segunda-Feira 14 de Abril a partir das 20h00, hora local [-4h30 GMT].

Já estou aqui há uns bons pares de anos e até agora não me lembro que algo do género já alguma vez foi organizado por um programa radiofónico dirigido á comunidade portuguesa radicada na Venezuela. É isso que queremos para a emissão : informação e pedagogia ! E é isso que tambem quer a nossa parceira, a rádio Valdevez”, anuncia de imediato
Antónino Alves, um dos co-productores da emissão caraquenha.

Por seu lado o segundo co-productor,
António Coelho acrescenta com entusiasmo : “Com o meu colega Antonino Alves quizemos logo de início que o programa ‘Arcoenses en Venezuela’ da Rádio Arcoense fosse uma emissão de informação generalista virada para os portugueses radicados aqui e não só. Por isso e por se enquadrar com a linha editorial do nosso programa, nada de mais normal que de organizar esse tipo de debate de confronto de ideias, propostas e argumentações com os 4 cabeças de listas candidatos ao CCP pelo círculo eleitoral de Caracas. Se foi baptizada ‘arcoenses’ é unicamente em homenagem à nossa vila donde somos os dois originários”.

A organização técnica do debate prevê uma breve explicação sobre a nova lei de funcionamento do CCP para o futuro mandato 2008/2012, as suas caracteristicas e a função do Conselheiro.

6 perguntas idênticas serão colocadas ás duas candidatas e aos dois candidatos pelo círculo eleitoral de Caracas : duas perguntas pela Rádio Arcoense em Caracas, duas pela Rádio Valdevez em Portugal e as últimas duas pelos auditores das duas estações de rádio que poderão telefonar ou usar a internet (site, blog, mail ou chat).

No final, uma tiragem delineará a ordem de passagem de cada candidato para divulgar a sua mensagem individual de apelo ao voto em favor da sua lista.

Por já ter recebido as regras técnicas do debate, os candidatos sabem que cada resposta e propaganda final não deverá ultrapassar 1:30 minutos cada um.

Enviamos as condições de participação aos 4 cabeças de listas e todos mostraram-se disponiveis tanto ao convite da nossa iniciativa como responderam logo pela positiva ás condições técnicas do debate e do uso da palavra por cada um. Neste particular, a produção fica-lhes desde já agradecida. Anuncia-se um bom debate com regras respeitosas aceites por todos”, remata logo com satisfação
Antónino Alves.

António de Freitas é cabeça da lista A. Nasceu em Porto da Cruz (Machico), na ilha da Madeira, chegou à Venezuela com 23 anos e instalou residência em Guarenas, estado de Miranda, como comerciante. Com 56 anos, casado e pai de 4 filhos, é tambem dirigente associativo no Centro Sócio-Cultural “Virgem de Fátima” em Guatire onde ocupa as funções de responsavel pelo pelouro da cultura. De igual modo é Presidente da Câmara de Comércio Luso-Venezuelana de Guarenas.

É uma boa ideia este debate com os 3 outros candidatos ao CCP por Caracas. É com prazer que aceito o convite e estarei presente. Espero que seja um debate com respeito ; por meu lado o será !”, indica António de Freitas.

A lista A é exclusivamente composta por comerciantes com 3 mulheres e 5 homens. Os candidatos efectivos são : António de Freitas, António Granja, Zita Rodrigues e David Pinho ; quantos aos supleentes : Maria da Silva, Alfredo Amaral, Carlos Perregil e Lídia da Silva.

À frente da lista B, está Maria de Lurdes de Almeida. A dois dias do acto eleitoral terá 55 anos. Originária de Pardilhó (Estarreja / Aveiro), veio para a Venezuela com 12 anos. Hoje vive em Montalbán (Caracas), é casada, tem um filho e uma netinha. Professora, formou-se em idiomas modernos, intérprete inglês-espanhol, tradutora e secretária executiva bilingue. Activista associativa é colaboradora do Centro Português de Caracas (Macaracuay) e do Centro Marítimo da Venezuela (Turumo). Forte da sua implicação e do seu trabalho no estrangeiro, Maria de Lurdes de Almeida foi destacada por inuméros reconhecimentos (Orden Juan Manuel Cajigal), insignas (Escuela de Idiomas e Simón Rodriguez), e ordens de mérito ao trabalho tanto pela Venezuela (Guardia Nacional em Dezembro de 1994) como por Portugal (Governo Português em Janeiro de 2003).

Primeiro é preciso saber ao certo quais os problemas da comunidade que já obtiveram solução e depois lutar e conseguir, junto aos meus companheiros, as soluções para os problemas que ainda faltam por resolver. Espero deste debate de conhecer melhor os meus companheiros opositores, dar a saber à comunidade a função dos conselheiros e fazer um apelo a toda a comunidade para votar no dia 20 de Abril, sem importar os inconvenientes”, explicou Maria de Lurdes de Almeida.

Ao idêntico da lista precedente, 3 mulheres e 5 homens compõem a lista B. Os candidatos efectivos são : Dra. Maria de Lurdes de Almeida (professora), Jany Augusto Moreira Ferreira (professor), António Simões da Costa (empresário musical) e Pedro Alejandro Valente Almeida (engenheiro de sistemas) ; os supleentes são : Dra. Mónica da Silva Reis (administradora de empresas), António Simplicio Oliveira (engenheiro electricista), Dra. Maria Manuela Ferreira (administradora) e Ernesto da Silva Cardoso (empresário da indústria do calçado).

Quanto à lista C, esta é liderada por
Luís dos Santos Jorge, 42 anos, casado, pai de uma filha de 9 anos. Natural de Sever do Vouga (Aveiro), formou-se na Direcção Geral de Comunicação Social de Lisboa em Novembro de 1990 e é também diplomado em Gerencia Avançada de Negócios pela Universidade Tecnológica do Centro (UNITEC). Em Portugal foi durante 6 anos jornalista com carteira profissional exercendo os cargos de chefia de redacção de rádio e colunista. Aos 28 anos emigrou para a Venezuela e hoje reside em Prados del Este, município de Baruta, estado de Miranda. Actualmente é empresário do sector do comércio e serviço automotriz. No associativismo faz parte da direcção da Filial 43 do Futebol Clube do Porto em Caracas e é coordenador da comissão especial para as comemorações do cinqüentenário do Centro Português em Caracas.

O nosso lema é ‘Contem connosco’ porque queremos fazer ouvir a voz dos emigrantes na Venezuela. Penso que atravês da minha candidatura há muito trabalho por fazer, e que os próximos conselheiros têm uma grande responsabilidade com os emigrantes. Aproveito para dar-lhes os parabéns pela iniciativa esperando que este debate possa contribuir para que os Portugueses no dia 20 [de Abril] concorram a votar porque só com uma representação significativa de votantes podem ser motivo de debate e que as propostas futuras sejam apresentadas na Assembléia da Républica. Á Radio Uno desejo-lhes os maiores sucessos informativos e comerciais assim como o meu reconhecimento pelo trabalho que estão a fazer em prol da promoção e divulgação das nossas raízes e tradições. Agradeço-lhes o convite para participar no vosso programa radial ‘Arcoenses en Venezuela’, no qual terei muito gosto em participar na próxima Segunda-Feira”, referiu
Luís Jorge, cabeça da lista C.

Como as precedentes listas e com
Luís Jorge, 3 mulheres e 5 homens concorrem na lista C que é composta pelos candidatos efectivos : Maria Estela Lúcio, Antonino Fernando da Costa Alves, António Alves Domingos Pereira ; e pelos candidatos supleentes : Antonino Ascensão de Ponte, Décia Maria de Freitas Rodrigues, Maria Lúcia Figueira de Sousa e Luís Figueira dos Santos.

Advogada de profissão e docente na Universidade Bicentenária de Arágua,
Danmara Fátima dos Ramos Angulo é cabeça da lista D. Com 33 anos é a mais jovem candidata ao CCP/Caracas. É luso-venezuelana, nasceu em La Pastora (Caracas) e hoje vive em Los Teques, município de Guaicaipuro no estado de Miranda. Formou-se na Universidade Central da Venezuela com um pós-grado em direito de navegação e comércio por águas. Na “Escuela Nacional de Hacienda y Administración Pública”, especializou-se em gestão de alfândegas e comércio exterior. Além de estudos superiores venezuelanos, capacitou-se com um “master” em ciências políticas e sociais na Universidade da Madeira. Solteira, mantem boas relações com a Comissão de Festas da Igreja da Nossa Senhora de Fátima em Los Teques e sócios do Centro Português de Caracas.

É muito importante que os lusos-descendentes tenham compromisos para melhorar a situação de todos nós, particularmente no ensino da língua portuguesa e a formação á distancia. Quanto ao convite que tiveram a gentileza de me fazer, penso que é uma oportunidade muito boa pra todos os candidatos ao Conselho das Comunidades Portuguesas, secção Venezuela. Espero compartir e debater ideias em um ambiente de respeito e tolerancia”, acrescenta
Danmara dos Ramos.

Anota-se que a lista D tem uma paridade perfeita (4 mulheres e 4 homens) é a única que disponibiliza informações na internet atravês da rede social FaceBook com propaganda e certas fotos. Além de
Danmara dos Ramos, os candidatos efectivos desta lista são : José Felipe Rodrigues da Corte (TSU mecânica automotriz), Dra. Maria José Fernandes Pereira (assuntos políticos e administrativos) e Dra. Adriana Simão (Advogada) ; os supleentes são : Wilsón Rodrigues (comerciante), Agostinho Rodrigues (comerciante e ex-combatente em Angola), Lúcia Maria Ribeiro Pereira Caldeira (comerciante) e José da Silva Faria (comerciante).

Os Conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos pela Venezuela são os representantes dos Portugueses residentes neste país do caraíbe.

Criado em 1996, o Conselho das Comunidades Portuguesas é um órgão consultivo do Governo português para todas as questões relativas à emigração e às comunidades portuguesas residentes no estrangeiro sendo ainda representativo das organizações não governamentais de portugueses espalhadas pelo mundo. O CCP pode igualmente apreciar as questões que lhe sejam colocadas pelos Governos Regionais dos Açores ou da Madeira referentes às comunidades portuguesas provenientes daquelas regiões autónomas.

Com a nova Lei do CCP, 73 Conselheiros formarão o novo Conselho das Comunidades Portuguesas para 2008/2012 ; entre os quais 63 membros serão eleitos por sufrágio directo. A Lei que define as competências, modo de organização e funcionamento do Conselho das Comunidades Portuguesas foi publicada no DR, nº 238, I Série, de 11 de Dezembro de 2007 :
Lei nº 66-A/2007.

As eleições terão lugar no próximo Domingo 20 de Abril das 8h00 às 19h00, nas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Caracas. Através da
Portaria nº 112/2008, o Governo marcou as eleições do CCP e regulamentou o respectivo processo eleitoral. A restante informação sobre este processo eleitoral pode ser consultada no site da Comissão Nacional de Eleições.

A emissão de rádio “
Arcoenses en Venezuela” foi lançada em Caracas no dia 10 de Março passado com uma linha editorial generalista e bilingue. O programa assinou uma parceria de difusão com a sua congenêre arcuense, a Radio Valdevez. A emissão é difundida simultaneamente nas duas emissoras através da Radio Uno em Caracas, todas as Segundas-Feiras das 20h às 22h, hora da Venezuela (-4h30 GMT).


Mais informações :
- Telf. : [+58] (0)412.951.98.88
-
radioarcoense@gmail.com
-
www.radioarcoense.blogspot.com

0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com