Venezuela : Arcoenses organizam 15º encontro anual em Caracas, Originários dos Arcos de Valdevez estão prontos para festejar e honrar a sua cidade !


Centenas de conterrâneos dos Arcos de Valdevez, radicados na Venezuela, participarão no 15º Encontro de Arcuenses, edição 2008, que decorrerá neste próximo Domingo 27 de Abril, nos salões nobres do Centro Português de Caracas.

Estamos na reta final deste novo encontro anual de arcoenses na Venezuela, tanto na fase da organização última como nos acertos da programação cultural e artística”, diz Antónino Alves, dirigente da associação “Arcoenses da Venezuela” com sede em Caracas.

Depois de ter sido organizado por diversas cidades venezuelanas como Caracas, Valência e Barquisimeto, a 15º edição deste encontro de originários de Arcos de Valdevez terá de novo lugar na capital caraquenha.

Ao longo dos anos, o Encontro Anual de Arcoenses na Venezuela tem vindo a ganhar fama, sucesso e é fortemente esperado de ano em ano. Temos boas recordações dos nossos primeiros Encontros. Hoje seriam mais uns ‘re-encontros’ devido ao facto que após 15 anos de realização este evento reune agora, não só os arcoenses de raíz mas como os familíares e amigos de arcuenses que vivem na Venezuela”, informa António Coelho, Vice-Pesidente da mesma associação.

Os “Encontros de Arcoenses” foram criados para reunir festivamente a diáspora natural do concelho dos Arcos de Valdevez e das suas freguesias ; a primeira organização teve lugar em 1993 em Caracas. Desde então, esta manifestação tem vindo a aumentar-se constantemente, hoje com a participação de diversas gerações de arcoenses radicados na Venezuela.

O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Dr. Francisco Rodrigues de Araújo, já confirmou a sua presença. Com este 15º Encontro de Arcoenses, será a sua 6º participação pessoal.

É sempre uma honra para o nosso evento e um agradecimento moral do trabalho que desempenhamos para seu sucesso de receber aqui o nosso autarca, particularmente quando o Dr. Araújo demonstra carinho e respeito para seus conterrâneos em vir acompanhado por uma comitiva camarária bastante alargada”, acrescenta Antónino Alves.

Para este evento, juntar-se-ão ao Presidente da autarquia arcoense dois vereadores do executivo autárquico, Dr. Martinho Araújo e Dr. Pedro Teixeira, e o Presidente da Junta de Freguesia de Salvador, Dr. Rui Aguião.

Esperamos tambem contar com a presença das autoridades portuguesas locais neste ‘15º Encontro de Arcoenses’ nas pessoas de Sua Excelência o Embaixador de Portugal na Venezuela e o Sr. Cônsul-Geral de Portugal em Caracas que foram convidados para juntar-se a esta grande família portuguesa de uma concelhia minhota”, informou António Coelho.

A manifestação contará na animação com música criola pelo conjunto “Música, Sabor y Fiesta” e a participação de tambores caraíbenses “Venezuela, Caña y Miel”.

Com o objectivo de dar tambem um rítmo luso ao encontro, porém com uma nota local, os organizadores formados em “Comissão de Festas” convidaram uns “cabeçudos” com a participação de uma “Pareja de Zanqueros”. A representação folclórica com dançares e cantares arcoenses como trajes a rigor estará a cargo do rancho “Os Lusíadas” de Caracas.

Vindo expressamente de Portugal, o artista arcoense Carlos Rodrigues animará a festa com o seu repertório musical e apresentará o seu novo CD ao público presente.

O fim do evento prolongar-se-á com a animação tipo discoteca com “Disc-Play Week-End”.

Por ser tradição venezuelana, obviamente que não faltará a ‘hora loca’ durante a festa !”, diz António Coelho com satisfação.

Este evento anual está a cargo da associação “Arcoenses da Venezuela”, colectividade fundada em Junho de 2006 com o objectivo principal de dar mais visibilidade a estes encontros com uma estructura oficial. Por seu lado, o Centro Português de Caracas disponibilizou as suas instalações para a edição 2008, “15º Encontro de Arcoenses na Venezuela”.

Logo as inscrições de reservas abertas para o evento, centenas de arcoenses já compraram o ingresso de entrada. “Desde 1993 que nunca faltei a esta festa da minha terra e, se Deus quizer, este ano cá estarei outra vez. De ano a ano esta festa dos arcuenses anda sempre para melhor e é do meu dever, como arcoense emigrante, de responder positivamente ao apelo dos organizadores deste encontro no meu 2ndo país, Venezuela”, diz José Ramos entusiasmado.

Por seu lado Alda Rodrigues questiona com felicidade : “Vivo longe de Caracas, mas nem que a festa dos arcoenses fosse á outra punta da Venezuela, sempre tentarei participar com a minha familía. Só de saber que o Sr. Presidente da Câmara dos Arcos e artistas vindos da minha querida cidade estão cá na Venezuela, já vale a deslocação ! Se a nossa autarquia vem da minha vila e de tão longe, porque não farei eu tão poucas centenas de quilométros com meus filhos e marido que tambem é de lá dos Arcos ?”.

No dia 10 de Março passado, estes dois dirigentes associativos lançaram uma emissão de rádio em Caracas com uma linha editorial generalista e bilingue. O programa “Arcoenses en Venezuela” assinou uma parceria de difusão com a sua congenêre dos Arcos, a Radio Valdevez. A emissão é difundida simultaneamente nas duas emissoras através da Radio Arcoense em Caracas, todas as Segundas-Feiras das 20h às 22h, hora da Venezuela (-4h30 GMT).


Mais informações :
- Telf. : [+58] (0)412.95.19.888
- radioarcoense@gmail.com
- Cartazes do evento em GIF/hq e JPEG hq/lq :
aqui
-
www.radioarcoense.blogspot.com



0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com