Arcoenses en Venezuela : Discurso do 15º Encontro de Arcoenses na Venezuela


Discurso de Antonino Alves
Dirigente da associação “Arcoenses na Venezuela”
Centro Português de Caracas, 27/04/2008



Exmo Senhor Primeiro Secretário da Embaixada em representação de Sua Excelência o Senhor Embaixador de Portugal na Venezuela,

Exmo Senhor Presidente da Câmara dos Arcos de Valdevez e Vereadores,

Exmo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Arcos Salvador,

Exma Senhora Chanceler em representação do Senhor Cônsul-Geral de Portugal em Caracas,

Exmo Senhor Presidente do Centro Português de Caracas como Presidentes e Dirigentes dos demais Centros Sociais, Clubes e Associações, Caros Colegas,

Estimados Sócios, Caros Amigos arcoenses e Companheiros,

Muita Boa tarde, sejam bem vindos nas instalações do Centro Português de Caracas.

Depois de ter sido organizado por diversas cidades venezuelanas como Caracas, Valência e Barquisimeto, a 15º edição deste encontro de originários de Arcos de Valdevez tem de novo lugar na capital da Venezuela.

Ao longo dos anos, o Encontro Anual de Arcoenses na Venezuela tem vindo a ganhar fama, sucesso e é fortemente esperado de ano em ano por todos. Não me vão negar que temos boas recordações dos nossos primeiros Encontros ? Hoje seriam mais uns ‘re-encontros’ porque após 15 anos de realização, este evento reune agora, não só os Arcoenses de raíz mas como os familíares e amigos de Arcoenses que vivem na Venezuela.

Com a presênça pela 6ª vez consecutiva do Dr. Francisco Araújo, Presidente da Câmara Municipal da nossa vila querida, é sempre uma honra para o nosso evento e um agradecimento moral do trabalho que desempenhamos para seu sucesso de receber aqui o nosso autarca, particularmente quando o Dr. Araújo demonstra apreço para seus conterrâneos em vir acompanhado por uma comitiva camarária bastante alargada ... Seja bem vido Senhor Presidente !

Porque sabemos que o Senhor Presidente da Câmara aprecia o nosso Encontro de Arcoenses na Venezuela, ele não veio só ... E por isso estão aqui tambem presentes, dois vereadores do executivo autárquico, Dr. Martinho Araújo e Dr. Pedro Teixeira, e o Presidente da Junta de Freguesia de Arcos Salvador, Dr. Rui Aguiam.

Ilustres vereadores e autarcas, sejam bem vindos !

De igual modo, a presença das autoridades portuguesas locais neste ‘15º Encontro de Arcoenses’ na pessoa do Dr. João Pedro Brito Câmara, em representação de Sua Excelência o Embaixador de Portugal na Venezuela, Dona Maria da Graça, em representação do Senhor Cônsul-Geral de Portugal em Caracas, são um marco da atenção e cuidado prestados pela nossa diplomacia a esta grande família portuguesa de uma concelhia minhota em terras venezuelanas.

Senhor Primeiro Secretário de Embaixada e Senhora Chanceler de Portugal, agradecemos as vossas disponiblidades e presênças !

Lemos na imprensa local, nomeadamente no Correio da Venezuela, que um amigo nosso arcoense declarou a propósito do nosso encontro anual : “Desde 1993 que nunca faltei a esta festa da minha terra e, se Deus quizer, este ano cá estarei outra vez”.

Tambem soubemos pela reportagem do mesmo jornal que outra arcoense proclamou : “Vivo longe de Caracas, mas nem que a festa dos Arcoenses fosse á outra punta da Venezuela, sempre tentarei participar com a minha familía. Só de saber que o Sr. Presidente da Câmara dos Arcos e artistas vindos da minha querida cidade estão cá na Venezuela, já vale a deslocação !”.

Em nome da Direcção da nossa colectividade, agradeço as palavras destes 2 conterrâneos e de suas declarações ao Correio da Venezuela. Permitem-me todas e todos em ter a ousadia de generalizar o que disseram estes dois arcoenses nossos ... pois penso que é isso mesmo o nosso encontro anual : Nunca faltei ! Virei ver ! Não deixarei de saudar o nosso Presidente da Câmara ! Haja uma boa festa arcoense ... e isto desde há 15 anos !!

Obrigado a todos !

Desde a festa dos arcoenses do ano passado até agora, foram muitas as horas de reuniões com os meus colegas da Junta Directiva e de preparação para chegar ao dia de hoje. Foram muitos os dias passados a mobilizar os nossos conterrâneos na Venezuela para informar destes festejos. Foram muitas as chamadas feitas aos nossos amigos arcoenses por terras de Bolívar ...

Quero dar aqui um justo valor aos meus colegas da Direcção da nossa associação, não só por responderem sempre positivamente ao trabalho a enfrentar assim como o vosso voluntariado, sem nenhuma contra-partida económica, vossa disponibilidade e a amabilidade ! Por tudo isto, agradece-vos publicamente meus amigos Dirigentes e Sócios da associação “Arcoenses na Venezuela”.

Claro que não podia esquecer nos nossos agradecimentos o Senhor Presidente da Direcção do Centro Português de Caracas pois sempre nos abriu as portas desta casa, a nós arcoenses na Venezuela !

Com estima e respeito, obrigado Sr. João da Silva ...

Já que estamos em transmissão directa atravês da Rádio Valdevez e como os nossos conterrâneos estão a ouvir-nos, aproveito por relembrar que ontem e hoje decorrem os festejos da freguesia arcoense de São Jorge, donde são originários o nosso Presidente da Câmara, a artista Isaura, e eu vosso modesto servidor ... A vocês todos desejo uma boa festa. Estamos com os pensamentos em vocês !

Tambem atravês da Radio Valdevez, sabemos que arcoenses estão a ouvir-nos em vivo na França, no Canadá, nos Estados-Unidos e outros países. Meus amigos arcoenses espalhados pelo mundo, daqui da Venezuela vos mando um abraço a todos !

Muito obrigado ao Alberto Silva e a sua equipa da Radio Valdevez pela sua presença e o seu formidavel trabalho em unir os arcoenses no mundo atravês desta emissora ... sem esquecer o jornal “Noticias Arcoenses”.

Tenho a honra e o privilégio de declarar aberto o 15º Encontro de Arcoenses na Venezuela.

A todos, muito obrigado ...

0 comentarios:

Bem vind@

Seguidores

 

Radio Arcoense - Venezuela. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com